O ensino a distância apoiados pelos sistemas de gestão da aprendizagem de prioriza o engajamento dos alunos e amplia o acesso ao ensino superior favorecendo a democratização do conhecimento
O ensino a distância transcende a simples ideia de um recurso, tornando-se uma verdadeira proposta educacional inovadora. Sua abordagem profunda examina as deficiências da educação tradicional, buscando remodelar os parâmetros ultrapassados por meio da tecnologia. O foco primordial é estabelecer um diálogo mais ativo com os hábitos e estilo de vida da atual geração de estudantes, que valoriza dinamismo e autonomia. Além disso, o ensino a distância prioriza o engajamento dos alunos e, de forma notável, amplia o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda e populações diversas contribuindo para a democratização do conhecimento.
No entanto, para engajar e efetivamente ensinar, o desenvolvimento do ensino a distância deve ser realizado de maneira séria e responsável. A simples gravação de aulas presenciais e sua disponibilização em uma plataforma é uma visão demasiadamente simplista do potencial educacional do ensino remoto. A execução bem-sucedida desse modelo está diretamente relacionada à forma como as instituições de ensino exploram as ferramentas EAD disponíveis no mercado.
Nesse contexto surgem os Os Sistemas de Gestão da Aprendizagem (SGA) ou Learning Management System (LMS) trata-se de ferramentas essenciais no processo de ensino e aprendizagem a distância, proporcionando um acompanhamento detalhado da construção individual do conhecimento dos alunos, através do registro de discussões, reflexões e colaboração. Esses sistemas abrangem funcionalidades que permitem o armazenamento, distribuição e gerenciamento interativo e gradual de conteúdos de aprendizagem. Com isso, é possível registrar e apresentar as atividades dos alunos, seu desempenho e emitir relatórios, contribuindo para a melhoria contínua do processo educacional.
O principal objetivo desses ambientes é apoiar o processo de aprendizado, seja no ensino à distância, conhecido como e-learning, ou no modelo semipresencial, chamado Blending Learning ou B-Learning. Esses sistemas promovem diversas formas de interação, como aquelas entre alunos, entre alunos e o conteúdo, e entre alunos e professores. Algumas características básicas desses sistemas incluem recursos interativos, controle e monitoramento das atividades e interações dos alunos, compatibilidade com especificações de conteúdo, gestão de conteúdo para facilitar a organização de informações, colaboração em aprendizagem em grupo e customização do conteúdo para atender às necessidades individuais dos aprendizes.
Os Sistemas de Gestão de Aprendizado têm trazido várias vantagens às práticas educativas, tais como a redução de custos, distribuição ágil e alteração de conteúdos, autonomia do aprendiz para traçar seu próprio caminho, disponibilização de recursos interativos e acesso a qualquer hora e lugar.
A seguir apresentamos 3 sistemas de gestão de aprendizagem que se destacam no mercado educacional e o que elas têm a oferecer aos alunos e instituições:
1- moodle
O moodle é uma solução consolidada no mercado há mais de uma década, contando com mais de 213 milhões de usuários em todo o mundo. A plataforma disponibiliza vários produtos, incluindo o Moodle LMS, Moodle App, Moodle Workplace, MoodleCloud, Moodle Net e Academia Moodle.
Uma característica destacada é o programa de certificação de educadores, que capacita esses profissionais para atuarem no ambiente digital. A solução é indicada para escolas, universidades, professores interessados em criar cursos online personalizados e empresas de todos os portes e segmentos.
O Moodle também permite integração com diversas outras ferramentas, como softwares de recursos humanos, videoconferências, armazenamento e compartilhamento, ampliando suas possibilidades de uso.
Caracterísiticas
Em termos de recursos, o Moodle oferece painéis e temas personalizáveis, gestão de calendário acadêmico ou empresarial, importação de arquivos do Google Drive, Dropbox e OneDrive, notificações personalizadas, ferramenta de monitoramento do progresso dos alunos, diversas formas de autenticação dos usuários, atualizações de segurança, relatórios personalizados, incentivo à colaboração entre alunos, gerenciamento de grupos de alunos, avaliação por pares, além de recursos personalizados de segurança e privacidade.
Devido à sua versatilidade e robustez, o Moodle é uma opção confiável e completa para instituições e educadores que buscam uma plataforma de aprendizado flexível e eficiente.
Vantagens
Uma das principais vantagens é o fato da ferramenta ser a mais utilizada no no mundo todo, tando por instituições como por empresas, o que torna sua comunidade uma fonte valiosa de conhecimento, com diversas dicas de uso e fóruns de discussão em vários idiomas. Além disso, a plataforma oferece mais de 1.700 plugins que podem ser adicionados para enriquecer a experiência de aprendizado, incluindo recursos como checklist para acompanhamento de atividades, criação de equações de química, certificação digital, registro de presença, entre outros.
Como usá-lo
O Moodle oferece três modalidades de funcionamento: o download do software para ser hospedado em um servidor, permitindo total personalização (sendo gratuito nessa opção); a utilização na nuvem da própria plataforma, proporcionando facilidades como recursos de hospedagem e backups automáticos integrados; e a possibilidade de uso através de sua rede de Provedores de Serviços, contando com profissionais certificados que personalizam e configuram a plataforma sob demanda.
Para saber mais visite o site oficial do moodle no Brasil. Também é possível baixar os aplicativos na Google Play e Apple Store, lembrando que os aplicativos só funcionam com sites Moodle que foram configurados para permitir isso, em caso de dúvidas a recomendação é contactar o administrador do seu site se tiver problemas para se conectar.
2- Chamilo

O Chamilo LMS é uma plataforma de código aberto sob a licença GNU/GLP v3, que permite sua instalação, modificação e criação de elementos complementares para se adequar às necessidades específicas de projetos de E-learning. Desenvolvida pela associação Chamilo com base no código da plataforma Dokeos, a plataforma busca promover o desenvolvimento e garantir o uso do Chamilo LMS através de uma associação sem fins lucrativos. A missão dessa associação é assegurar o acesso gratuito à educação em todo o mundo, com decisões democráticas tomadas por um conselho de administração composto por 5 membros.
O Chamilo é utilizado em mais de 180 países, contando com mais de 20 milhões de usuários em 2019. Seu nome, que significa “Camaleão” em português, reflete a capacidade de adaptação a diversos tipos de projetos de E-learning. Técnicamente, a plataforma pode ser instalada em plataformas como Windows, OS-X da Apple e Linux, e é desenvolvida em PHP, com banco de dados Mysql.
Caracteristícas
Entre as características do Chamilo LMS, destacam-se a licença GNU, suporte a vários idiomas, capacidade de adaptação a diferentes modelos educacionais, suporte para SCORM V 1.2 e LTI V 1.1(interoperabilidade das ferramentas de aprendizagem), videoconferências, suporte RGDP, ferramentas de comunicação sincrônica e não sincrônica, integração com vídeos de realidade virtual (MP4 e 360º), integração com HTML5, chat, fórum, compartilhamento de informações nas redes, canais de aprendizagem social com a criação de grupos de interesse entre outras.
Vantagens e desvantagens
As vantagens do Chamilo incluem a personalização, a adaptabilidade, ferramentas de monitoramento e gerenciamento, notificações de eventos e tarefas, trabalho colaborativo em grupo, aceitação de conteúdos SCORM, ótima gestão documental, comunidade de usuários, entre outras. Além disso o Chamilo utiliza Plugins para estender suas capacidades e fornecer recursos extras aos usuários. Os Plugins oferecem uma maneira eficaz de adicionar novas funcionalidades e aprimorar a experiência do usuário sem comprometer a estabilidade ou a estrutura do sistema.
Porém, também há desvantagens, como a necessidade de instalação em servidor, não ser especializada na venda de cursos e a necessidade de atualizações constantes.
Como adquiri-lo?
Quanto ao uso, o Chamilo é aplicável em três principais setores de E-learning: acadêmico, corporativo e comercial. No entanto, seu uso é mais frequente em instituições acadêmicas para oferecer cursos online em escolas e universidades, sendo menos utilizado nos setores corporativo e comercial devido à falta de funcionalidades especializadas para esses segmentos.
Para conhecer a plataforma visite o site oficial do Chamilo, lembrando que o site é em inglês, porém você pode traduzi-lo diretamente no seu navegador.
3- Canvas LMS
O Canvas é plataformas de LMS para projetos de e-learning que está experimentando um rápido crescimento globalmente. Destaca-se entre as plataformas EAD gratuitas por apresentar uma interface e usabilidade superiores.
A plataforma Canvas é um LMS de código aberto licenciado sob AGPLv3, desenvolvido pela Instructure em 2011, e atualmente é amplamente utilizado nos campos acadêmico e corporativo do E-learning. Um dos seus principais diferenciais é sua interface gráfica altamente desenvolvida em comparação com outras plataformas educacionais de código aberto. Além disso, é altamente responsiva, podendo ser acessada de forma conveniente em dispositivos como celulares, tablets e computadores. Também possui suporte para a tecnologia LTI (Learning Tools Interoperability).
Características
Como mencionado anteriormente, o Canvas LMS se destaca por sua interface estética e facilidade de uso. Algumas de suas principais características incluem:
- Foco nos perfis de usuário para configuração das funções de aprendizado;
- Temas gráficos personalizáveis e integráveis;
- Painel com indicadores para medir e melhorar o processo de aprendizado;
- Orientação social, com sistemas e ferramentas para impulsionar a aprendizagem coletiva;
- Suporte para conteúdo SCORM e integração com LTI.
Vantagens e desvantagens
Vale ressaltar aqui que de forma geral, devido ao excessivo número de recursos, as plataformas possuem painéis complexos com navegação caótica, tornando seu uso um desafio tanto para professores quanto para alunos.
Para suprir essa lacuna surge o Canvas que se destaca da concorrência por ter sido planejado com foco na interface gráfica; interfaces intuitivas facilitam a navegação e são peça chave para a alavancar a experiência do usuário e a aderência à ferramenta de alunos e mestres.
Outra vantagem é o seu design responvivo ou seja, capaz de se adaptar à diferentes tamanhos de telas de uma diferentes dispositivos.
Duas desvantagens que merecem ser citadas é que os recursos extras não estão incluídos e o número limitado de possibilidades de personalização.
Como usá-lo
Embora o Canvas LMS seja de código aberto e possa ser baixado e instalado gratuitamente em um servidor, a hospedagem e implementação podem ser terceirizadas e ter custos associados. A Instructure ( empresa criadora do Canvas LMS ) oferece planos conforme o número de usuários e as opções de implementação escolhidas:
- Plano inicial: entre US$ 17 e US$ 20 por usuário, anualmente;
- Plano intermediário: entre US$ 13 e US$ 15 por usuário, anualmente;
- Plano empresarial: entre US$ 10 e US$ 12 por usuário, anualmente.
Os planos e preços podem variar de acordo com o número de usuários e o nível de implementação escolhido.