Pular para o conteúdo

A Inteligência Artificial do Google chega ao Brasil

Dois meses após lançamento global, o Google Bard chega ao Brasil, trazendo inovadoras funcionalidades de inteligência artificial para usuários brasileiros

O Google lançou na quinta-feira 13 de julho o chatbot Bard no Brasil uma nova ferramenta de inteligência artificial que promete competir com o ChatGPT da OpenIA. De acordo com a empresa, essa é uma experiência distinta e complementar à pesquisa do Google.

A partir de hoje, você pode usar o Bard em mais de 40 idiomas, incluindo árabe, chinês, alemão, hindi e espanhol — diretor de produtos da empresa — Jack Krawczyk.

Em um comunicado, a empresa afirma que o Bard tem como objetivo . . .

“combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem”.

Ele se baseia em informações da internet para oferecer informações atualizadas e de alta qualidade.

Comparação entre as bases tecnológicas do Bard vs ChatGPT

Tanto o Bard quanto o ChatGPT são impulsionados por modelos de linguagem avançados que utilizam técnicas de IA para gerar respostas em tempo real à seus usuários. O Bard é uma interface de chat que utiliza o PaLM 2; modelo de linguagem de próxima geração desenvolvido pelo Google. O PaLM 2 é um modelo de linguagem de última geração com recursos multilíngues, de raciocínio e de codificação.

Ele representa um grande avanço em termos de velocidade e eficiência quando comparado às versões anteriores tornando-se uma solução altamente vantajosa. Sua versatilidade é realçada pela disponibilidade em 4 tamanhos diferentes; a menor versão o Gecko é tão leve que pode funcionar em dispositivos móveis. Essa adaptabilidade torna o PaLM 2 uma escolha flexível para dar suporte a diversos produtos e alcançar um número maior de usuários.

Os três pilares do PaLM 2

Multilinguagem: O PaLM 2 foi submetido a um treinamento extensivo em texto multilíngue, abrangendo em torno de 100 idiomas. Esse aprimoramento significativo permitiu ao modelo compreender, gerar e traduzir texto com nuances, incluindo expressões idiomáticas, poemas e enigmas, em diversos idiomas. Essa habilidade representa uma conquista notável em solucionar um desafio linguístico complexo. Além disso, o PaLM 2 alcança excelentes resultados em exames avançados de proficiência linguística, sendo capaz de alcançar o nível de “maestria”.

Raciocínio: O amplo conjunto de dados do PaLM 2 engloba artigos científicos e páginas da web contendo expressões matemáticas. Como resultado desse treinamento, o modelo demonstra capacidades aprimoradas em lógica, raciocínio e matemática.

Codificação: O PaLM 2 foi pré-treinado em uma vasta quantidade de conjuntos de dados de código-fonte disponíveis publicamente. Essa preparação torna o modelo altamente competente em linguagens de programação populares, como Python e JavaScript, e habilitado a gerar código especializado em linguagens menos comuns, como Prolog, Fortran e Verilog.

Capacidades de resposta e pesquisa

Assim como o ChatGPT, o Bard é capaz de gerar respostas de forma rápida e precisa. No entanto, uma diferença chave é que o Bard tem a capacidade de acessar informações em tempo real por meio do Google Search. Isso significa que o Bard pode fornecer respostas mais detalhadas e atualizadas, tornando-o uma ferramenta útil para pesquisa. Por outro lado, o ChatGPT é baseado nas tecnologias GPT-3.5 e GPT-4, mas suas fontes de dados são limitadas a informações coletadas até 2021.

Interface do usuário e recursos adicionais

O Bard foi projetado com uma interface amigável, facilitando a interação e a obtenção de informações relevantes. Além disso, o Bard possui recursos de pesquisa avançados, permitindo a ele resumir páginas da web e fornecer informações detalhadas sobre suas fontes de dados. Por outro lado, o ChatGPT se destaca por suas habilidades de escrita superiores e pela capacidade de armazenar e compartilhar conversas. Além disso, o ChatGPT é compatível com diversos sites e aplicativos, oferecendo uma experiência de usuário mais integrada.

Limitações e preocupações

Embora tanto o Bard quanto o ChatGPT sejam ferramentas impressionantes, eles também têm suas limitações. O Bard não possui um recurso para rastrear solicitações anteriores, o que pode dificultar a continuidade de uma conversa. Além disso, há preocupações sobre o potencial de ocorrência de “alucinações” por parte do Bard, onde ele pode fornecer informações incorretas ou tendenciosas. Por outro lado, o ChatGPT requer verificação manual de fatos e a versão avançada requer pagamento.

Conclusão

O Bard e o ChatGPT são duas ferramentas de chatbot baseadas em IA que estão moldando o futuro da interação homem-máquina. Enquanto o Bard se destaca por sua capacidade de acesso a informações atualizadas e pela interface amigável, o ChatGPT se sobressai em suas habilidades de escrita e integração com outros serviços. Ambos têm seus pontos fortes e limitações, e é importante considerar suas características e objetivos antes de escolher a ferramenta mais adequada para suas necessidades.

Basta acessar bard.google.com pelo navegador do computador ou celular. 

OLHA QUE LEGAL: O Google Brasil tem uma seção do blog dedicada exclusivamente à IA e às atualizações sobre o Bard.

FONTES:

[1] ChatGPT vs. Bard: What’s the difference? [2023]

[2] Bard vs. Chat GPT : How Are The Different? (2023)

[3] ChatGPT vs. Google Bard: Generative AI Comparison

[4] Conhecendo o pALM 2