O Flood Hub é uma plataforma de IA que fornece previsões e ajuda a combater os danos catastróficos das enchentes em diversas partes do mundo
Desastres naturais, como inundações, estão aumentando em frequência e intensidade devido às mudanças climáticas, ameaçando a segurança e a subsistência das pessoas de diversas partes do mundo. Estima-se que as inundações afetem mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano e causem cerca de US$ 10 bilhões em danos econômicos.
Com o objetivo de enfrentar as crises climáticas e minimizar os danos causados pelas enchentes nas comunidades afetadas, o Google lançou um projeto de IA desenvolvido para prever a ocorrência de inundações ribeirinhas e alertar as pessoas que estão em áreas prestes a serem impactadas antes que os desastres aconteçam.
Através dessa iniciativa, busca-se fornecer alertas com antecedência para as organizações locais e os moradores, capacitando-os a tomar medidas preventivas e reduzir os danos causados por essas inundações. O objetivo final é ajudar as comunidades a lidar de forma mais eficaz com as crises climáticas e fortalecer a resiliência diante dos eventos extremos, promovendo a proteção e segurança das pessoas que podem ser afetadas por tais desastres naturais.
Conheça o Flood Hub

O Flood Hub é uma valiosa ferramenta que fornece aos usuários informações relevantes sobre inundações em suas localidades e previsões com até 7 dias de antecedência, permitindo que tomem medidas emergenciais necessárias. A plataforma é visual e de fácil utilização, exibindo mapas de inundações ribeirinhas locais, bem como tendências de água, e disponibiliza previsões e alertas de inundações em tempo real, baseados nos avançados modelos de inteligência artificial do Google e em fontes de dados globais.
A plataforma que prevê inundações foi projetada para atender às necessidades de governos, organizações locais de ajuda e ocupações humanas em áreas de risco. Todas as informações são gratuitas, de acesso público e podem ser compartilhadas facilmente em redes sociais. As previsões são atualizadas diariamente para garantir a precisão e confiabilidade das informações.
O projeto foi iniciado em 2018, com foco nas previsões de inundações na Índia, e posteriormente expandiu-se para Bangladesh, com o objetivo de combater os danos catastróficos causados pelas inundações anuais daquela região.
Graças aos avanços dos modelos globais, que incorporam informações cartográficas, hidrográficas, espectrometria via satélite, projeções meteorológicas e a contribuição da inteligência artificial, em 2022, o Google ampliou essa tecnologia para mais 18 países; abrindo caminhos para uma expanção global e integrando a aplicação como parte de sua iniciativa de Resposta à Crises; projeto multidisiplinar que oferece acesso gratuito e confiável a informações e recursos em momentos críticos, não apenas para inundações, como também para incêndios florestais e terremotos.
Atualmente, o Flood Hub abrange bacias hidrográficas em 80 países ao redor do mundo, fornecendo previsões críticas de inundações para mais de 1.800 localidades e beneficiando uma população de aproximadamente 460 milhões de pessoas. Essa abrangência global demonstra o compromisso do Flood Hub em fornecer apoio essencial e ajudar a comunidade global a enfrentar os desafios das inundações de maneira mais informada e preparada.
A tecnologia por trás da ferramenta
O funcionamento do Flood Hub envolve dois principais modelos:
- Modelo Hidrológico: esse modelo é responsável por analisar dados como precipitação e outros aspectos climáticos e de bacia hidrográfica, ou seja, ele prevê a quantidade de água que corre em um rio. Com base nessas informações, ele identifica se um rio está propenso a inundar e cria uma previsão para o nível da água no rio nos dias seguintes.
- Modelo de Inundação: esse modelo simula o comportamento da água à medida que ela se desloca pela planície de inundação, utilizando tanto a previsão hidrológica quanto imagens de satélite. Com isso, é possível prever quais áreas serão afetadas e em que altura esperamos que o nível da água alcance.
A inteligência artificial da plataforma utiliza fontes de dados públicas, como previsões de tempo e imagens de satélite, e as integra com os modelos hidrológicos e de inundação. A combinação desses dois modelos possibilita fornecer previsões mais precisas e acionáveis, o que é de extrema importância para capacitar governos, organizações de assistência e cidadãos a tomar medidas relevantes e efetivas para proteger as comunidades e salvar vidas.
O Flood Hub emprega avançadas tecnologias para enfrentar os desafios das enchentes, promovendo uma abordagem mais informada e preventiva em relação aos eventos climáticos extremos.
A população sem acesso à internet
Para ajudar as comunidades vulneráveis a inundações, mas que podem não ter acesso a um smartphone ou à Internet, o Google.org em parceria com organizações como a Federação das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho , a Sociedade da Cruz Vermelha Indiana e a equipe de Economia de Inclusão da A Universidade de Yale está se mobilizando e organizando redes de alerta off-line de voluntários das próprias comunidades treinados, incentivados e confiáveis para ampliar o alcance dos avisos do Flood Hub.
Os resultados mais recentes da equipe de Yale e da organização sem fins lucrativos local Yuganter descobriram que as comunidades com voluntários locais tinham 50% mais chances de receber alertas antes que a água chegasse à sua área – um fator que pode fazer uma diferença de vida ou morte.
Os resultados dessas parcerias têm sido positivos, com comunidades apoiadas pelos voluntários tendo 50% mais chances de receberem alertas antes de serem afetadas pelas inundações, o que pode ser decisivo para salvar vidas.
O aplicativo Flood Hub
O Flood Hub é um aplicativo de fácil acesso e intuitivo disponível em smartphones, que oferece previsões de cheias em leitos fluviais com até sete dias de antecedência, utilizando projeções matemáticas baseadas em dados meteorológicos, marés e bacias hidrográficas.
O aplicativo informa os cidadãos sobre as previsões de inundação, principalmente para áreas próximas a cursos de água com alto volume e bacias hidrográficas.
Ao entrar no aplicativo, o usuário pode visualizar as previsões dos níveis de água estimados para a região selecionada, incluindo indicadores de gravidade.
O acesso a plataforma é feito diretamente pelo navegador através do site oficial da plataforma.
FONTES
[1] helping more people to stay safe with flood forecasting
[2] Flood Hub